Como ser co-host de um podcast

Já fiz um texto e vídeo aqui sobre como apresentar um videocast e agora é hora de falar dos famosos co-hosts que estão ali para ajudar no bate papo, mas precisa ser de forma estratégica.

Bom, para começo de história, ser host ou co-host de um podcast dá bastante notoriedade e claro, um certo destaque para essa pessoa.

Depois disso, a forma como esse conteúdo será conduzido, que fará a diferença para o episódio e é nisso que as pessoas precisam focar.

Leia também: Como começar um videocast?

Podcast é Talk Show?

Para começo de conversa, o podcast surgiu não para ser um programa de entrevistas, como os famosos talk shows, mas sim, um papo mais amplo sobre os temas definidos.

Na imagem abaixo, o José Fugice com o Nakka, que é seu co-host em alguns episódios do podcast da GoAkira Invest.

José Fugice, host e Nakka co-host do GoAkira Invest podcast

Então, é sim legal ter perguntas pré-estabelecidas para os convidados (quando for o caso de receber outras pessoas na mesa), esse roteiro ajudará caso falte sinergia ou papo natural.

Então, se o podcast é apresentado por um host e terá esse co-host, o legal é fazerem juntos essas perguntas que poderão ser usadas no programa.

Uma coisa que gosto de fazer quando apresento o Pensando em Conteúdo com o a Karen, por exemplo, como minha co-host, é já determinar algumas perguntas para ela fazer.

Dicas para o Co-host

  • O Host que apresenta o podcast e os convidados, mas tente fazer isso algumas vezes para treinar, vai que a pessoa um dia falta, você precisará saber conduzir sozinho(a);
  • Conheça seus convidados, dar uma olhada nas redes sociais é o básico de ser feito;
  • Dê espaço para os outros falarem, mas não fique calado o tempo todo, é preciso colaborar com suas ideias;
  • Ajude o host com CTAs, como falar para quem tá assistindo se inscrever no canal ou seguir o podcast;
  • Se tem opinião divergente, não se esconda, fale seu ponto de vista, mas se não entende do assunto, não fale coisa sem sentido;
  • Pode sim falar olhando para a câmera de vez enquanto, isso aproxima a audiência!

É super divertido gerar conteúdo! Mas antes de gravar, recebam seus convidados e quebrem o gelo por uns 15 min, isso dará mais aproximação com a turma.

Se vai investir seu tempo fazendo um videocast, não economize na edição do episódio nem dos cortes! Isso pode matar o seu projeto.

E claro, se precisar de ajuda, podem me chamar!

Beijos!

Quer saber sobre marketing de conteúdo?

Então siga a Central do Conteúdo nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | CDC Estúdio e Produtora

Tags:

Deixe um comentário