Falar sobre vídeos explicativos é muito interessante, pois hoje em dia, eles são fundamentais quando falamos em funil de vendas, jornada do cliente, e claro, o foco disso tudo é deixar sua marca mais conhecida e com bastante autoridade no nicho que trabalha.
Mas vamos lá, vou abordar de duas maneiras esse conteúdo: um é para sim, uma estratégia de marketing de valorização da sua marca, como citei acima. Porém, na jornada do cliente, pode-se fazer toda diferença criar vídeos assim.
Vídeo Explicativo na estratégia do Marketing
Quando falamos em criar autoridade dentro de um nicho, estamos dizendo ao público geral que entendemos bem do assunto, e assim, podemos compartilhar nossa “sabedoria” com quem sabe menos ou mesmo, com quem quer aprender.
Hoje com as redes sociais, cada vez mais pessoas e marcas tem a possibilidade de explicar os conceitos que elas aprenderam no decorrer da vida, e claro, compartilhar isso em diversos formatos.
Tipos de formatos que podemos fazer vídeos explicativos:
- Vídeo na Horizontal: Normalmente, esses vídeos tem cerca de 7 minutos, que são detalhados sobre o tópico definido. Nesse momento, inicia-se a construção de autoridade da marca ou pessoa, se o vídeo tiver muito mais que esse tempo, sugiro o tópico de baixo;
Nesse tópico, você poderá fazer o upload desse conteúdo (maior) no Youtube, Linkedin e Facebook.
- Série na horizontal/playlist: aqui é quando criamos diversos conteúdos ricos na horizontal, sendo que na mesma linha. Exemplo:
Continuando então os formatos que podemos fazer vídeos explicativos:
- Vídeos verticais: eles duram 59 segundos, mas podem gerar curiosidade acerca de alguns temas ou mesmo, explicações rápidas para assuntos menos complexos. Aqui, uma forma legal de trabalhar é fazer cortes dos vídeos horizontais e publicá-los em redes como Reels, TikTok e Shorts.
Claro que além do corte, é possível criar diversos conteúdos curtos para chamar a atenção para sua marca. Use sempre a criatividade ou o Chat GPT! 🙂
Maneiras que os vídeos explicativos são usados no marketing
Agora, vamos aos formatos de conteúdo mesmo:
- Explicação do seu produto ou serviço;
- Lançamento de produtos (spoilers são bem vindos);
- Informações sobre a marca, trazendo credibilidade para ela;
- Tutoriais e instruções (focarei nisso no próximo passo da jornada do cliente);
- Campanhas promocionais.
Tudo isso, deve ser considerado quando pensamos em criar esse tipo de vídeo, assim como, quais plataforma serão utilizadas para esse compartilhamento. Como gostamos de fazer aqui na Central do Conteúdo:
Todos os conteúdos horizontais, apenas no Youtube e os demais, na vertical, em todas as plataformas.
Antes de ir ao próximo tópico, se quiser falar conosco sobre produção de vídeo, vem conhecer nossa produtora: CDC Estúdio e Produtora.
Vídeo Explicativo na Jornada do Cliente
Quando se fala em jornada do cliente, é preciso pensar em todas as etapas que esse lead converteu. Depois, como ele será tratado para realmente se manter dentro da sua plataforma, por exemplo.
Vamos ao exemplo: assinei uma plataforma de Inteligência Artificial (que é algo bem novo para mim), porém tenho muita facilidade com plataformas.
Tentei mexer com o passo a passo que achei no site, mas efetivamente, não tinha um vídeo explicando de como fazer (sou super visual)! Olha que oportunidade gigantesca temos aqui: ajude seu cliente a aprender mais sobre você, sobre seu negócio.
Não é porque eu fui convertida que fiquei na plataforma. Pelo contrário, já nem sei qual é o nome dela, a frustração trás um alto índice de perda de cliente dentro dessa jornada, que não é só do marketing, mas da experiência mesmo da pessoa.
É importante lembrar, que pessoas dentro da internet podem ser as mais diversas: a tia que só usa Facebook ou o jovem que está super interagindo no TikTok. Mas uma coisa é certa, quando eles contratam alguma plataforma, eles precisam acessá-las para usá-las
Porém o jovem tem muito mais facilidade com o login, por exemplo, do que a tia do Facebook.
Então, seja claro e crie vídeos explicativos do funcionamento de cada parte da sua plataforma/startup.
Parem de mandar apenas o link do blog, faz parte da jornada do cliente ele mesmo definir se quer ler um conteúdo ou assistir um vídeo explicativo.
Produzimos um para a GLED, cliente da produtora CDC, alguns vídeos de exemplo, veja a seguir:
Quer saber sobre marketing de conteúdo?
Então siga a Central do Conteúdo nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | CDC Estúdio e Produtora
Deixe um comentário