A nova potência na jornada do consumidor – CONAREC 2025

No CONAREC de 2025 o debate sobre o papel das mídias digitais na jornada do consumidor foi levantado, e agora?

CONAREC 2025 nos traz o painel “Do feed à conversão: A força dos canais digitais na jornada do consumidor”

Para conseguirmos entender a força das mídias digitais e seus impactos na jornada do consumidor, precisamos fazer uma rápida passagem e explicar o que é essa jornada que as pessoas acabam passando antes de consumir qualquer tipo de produto.

Essa jornada representa os passos que as pessoas normalmente seguem antes de realizar qualquer tipo de compra.

Ela é dividida, no mercado atual, em quatro principais etapas, são elas: aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, consideração das soluções e, por último, a decisão de compra.

A jornada do consumidor

A primeira etapa tem como finalidade aprender mais a respeito de determinado tema, ainda não se sabe qual é e se existe realmente uma necessidade ou um problema.

Assim, despertar a curiosidade do consumidor é fundamental.

Após essa descoberta inicial do tema entramos na segunda etapa da jornada, o reconhecimento do problema.

É nesse momento que o cliente entende o seu problema e como essa necessidade tem um impacto importante em seu dia a dia.

A terceira e penúltima etapa é o momento em que o consumidor analisa as possíveis soluções para o problema identificado na segunda etapa.

Aqui, a empresa mostra seus produtos e as vantagens de adquirir qualquer um deles e como eles podem suprir a necessidade do cliente.

A etapa que finaliza essa jornada é justamente a decisão de compra final. Aqui a empresa termina de mostrar os ganhos que o cliente terá ao finalizar sua compra com eles.

Com tudo isso em mente, as mídias digitais se mostram um grande trunfo atual das empresas para atrair cada vez mais consumidores.

Cada vez mais esses clientes vem aumentando seu nível de exigência e, além disso, eles tem cada vez mais acesso à canais de comunicação com a empresa e, também, com potenciais consumidores desses produtos.

Do feed à conversão: A força dos canais digitais na jornada do consumidor

No painel do CONAREC “Do feed à conversão: A força dos canais digitais na jornada do consumidor”, mediado por Talita Lombardi, fundadora da CDC Estúdio e Produtora, Martin Zanlungo, Head de Mídia e Marketing Digital da Danone Brasil, Osvaldo Mundim, Líder Regional de Vendas da Avaya Brasil e Ian Nunjara, Head de Cultura e Impacto da VML LATAM discutiram a importância das mídias digitais nessa jornada do consumidor.

Painel apresentado por Talita Lombardi no CONAREC

Um dos pontos abordados no painel foi a importância da metrificação, mas o que é isso?

Metrificação é a prática de medir, analisar e interpretar dados sobre o desempenho das postagens e atendimentos na internet, feito, individualmente, por cada empresa para entender melhor o seu mercado consumidor.

Martín Zanlungo e Ian Nunjara veem a importância real das metrificações para as empresas no dia a dia corporativo, para aprender mais sobre seus clientes e melhorar ainda mais seu atendimento.

Entretanto, Ian acredita que deveríamos mudar a maneira que vemos essas métricas. Parar de ver apenas como atrair pessoas e reter atenção com seus conteúdos on-lines, mas dar o passo final da jornada do consumidor, converter esse interesse em uma compra final.

Enquanto os dois acreditam no potencial das redes, Osvaldo Mundim apresenta os grandes desafios de não estar em uma das grandes redes mundiais, o Instagram.

Na visão dele, as mídias têm um potencial enorme para atrair novos clientes, mas ainda é um mar inexplorado e que pode ser melhorado.

Outro ponto que foi abordado durante a conversa foi que cada vez mais os consumidores têm acesso aos canais de comunicação e de compra, sejam eles online ou offline.

Com isso eles ficam cada vez mais exigentes e criam uma necessidade ainda maior de um atendimento de qualidade por parte da empresa.

Transformando a busca da jornada do consumidor não só apenas o produto, mas também o atendimento.

Ian Nunjara traz toda sua experiência para a palestra

Para resumir a importância da relação consumidor e empresa, Ian trouxe uma frase uma frase crucial:

“A tecnologia não compra”. – Ian Nunjara

Ou seja, temos que tratar nossos consumidores bem, pois eles são os nossos consumidores finais.

Os robôs não realizam a jornada do consumidor e não são os interesses deles que as empresas têm que converter em uma compra final, como trouxe Ian.

Talita Lombardi finalizou a conversa demonstrando uma das maneiras atuais que as pessoas utilizam para pesquisar sobre uma empresa: os feeds delas nas redes sociais.

Ela trouxe a importância de manter um feed bonito e atrativo, já que essa parte nas redes sociais se tornou cada vez mais um portfólio de trabalho para as empresas mundo afora.

Com tudo isso em mente, uma coisa foi um consenso geral entre os convidados: estamos entrando cada vez mais em um cenário onde o mercado fica mais competitivo e entra mais ainda no mundo digital.

Fazendo assim, que a experiência do consumidor junto da empresa seja positiva, para que assim ocorram recomendações e outras compras futuras.

Conclusão

As mídias digitais estão dominando o mundo em todos os aspectos, no marketing e consumo não é diferente. Elas têm um impacto gigante na jornada do consumidor.

E, assim, a jornada vem se transformando e as empresas precisam se manter atualizadas com as exigências de seus clientes.

E lembrem-se: a tecnologia não compra.

Deixe um comentário